Categorias
Casa & Decoração Dicas

Estilos de decoração. Qual o melhor para sua casa?

Sua CASA é como as suas roupas, você tem um ESTILO para elas que emite sua personalidade e o mesmo acontece na decoração dos ambientes do local onde você mora. Se gosta de roupas mais floridas, mais básicas, mais coloridas, mais sérias ou mais divertidas, tudo isso pode ser explorado na hora de escolher a decoração dos ambientes do seu lar.

É importante saber que tendência não é estilo. Muitas tendências vem e vão, mas veja por exemplo o estilo clássico, há séculos está aí se repaginando. Mesmo que a tendência mude, ele continua tendo suas características, o mesmo acontece para o estilo rústico, minimalista e muitos mais. As nuances das tendências você pode acompanhar com a troca de objetos e talvez com cores, mas a base do estilo permanece se você assim o desejar.

Então, como fazer para saber qual é o meu estilo?

Na realidade, você não precisa se apegar a um único estilo, mas talvez analisar e escolher por algumas coisas que você gosta mais, vão lhe ajudar a dar um norte, além do que, mesclar estilos dá super certo também.

A imagem abaixo possui dois extremos, dê uma olhada nela e irá perceber essa diferença:

fonte:meuestilodecor.com.br

É claro que você não precisa concordar 100% com nenhuma das duas imagens, mas você pode dizer que gosta mais da foto da esquerda, porque é mais clean, com menos objetos e cores mais neutras ou preto e branco, e pode dizer também que gosta mais da foto da direita, porque curte tons florais, porque gosta de ambientes mais coloridos, porque gosta de plantas e etc. Nas duas imagens vemos basicamente o estilo minimalista, que parte do “menos é mais” e só possui objetos indispensáveis e o maximalista que enxerga seus objetos com carinho e gosta de abusar dos mesmos para se sentir confortável, ou contar uma história.

Posso ser meio a meio? Pode!

Vamos partir de estilos mais consagrados para que você tenha uma ideia do que gosta. Não há muito segredo nessa parte, tem que olhar, gostar e se sentir naquele ambiente. Por mais que você leia, ver é a melhor solução, vasculhe a internet e vá conhecendo os objetos, cores e texturas que compõe um estilo.

Estilo Clássico

Se você gosta cores claras, elementos com detalhes, elegância, pedras, mármore, granito, tons dourados, bronze e madeira, esse estilo é para você. Baseado nas decorações que ocupavam castelos, esse estilo pode ser bem marcante, ou adotar um tom mais contemporâneo e se tornar mais leve. Veja alguns exemplos:

Estilo Clássico | westwing.com.br
fonte: westwing

Outras marcas da tendência na composição de espaços são móveis como a cama com dossel no quarto, prateleiras, armários e mesas em cores escuras ou em branco total na cozinha, lustres, candelabros e pendentes com cor que remete a ouro, prata ou bronze.

fonte: westwing
fonte:daico.com.br

As cores seguem a paleta da madeira, ou seja: branco, bege, preto, off-white e marrom. Invista em objetos de decoração como candelabros, abajures e detalhes em cobre, prata ou ouro.

Daico
fonte: homify Fernanda Miranda Arquitetura
Fonte: Homify Claudia Cabral Arquitetura

Em breve mais sobre estilo clássico…

Estilo Rústico

Ao contrário do que muitos pensam, os estilo rústico não se trata de uma decoração grosseira com pouco conforto, muito pelo contrário, o estilo rústico é aconchegante e nos trás aquela sensação de paz do campo e muita personalidade.

Parede de tijolinhos à vista, madeira, texturas e muitos elementos naturais são a combinação perfeita para esse estilo. Aposte em materiais como couro, algodão, pedra, vime, linho e é claro, madeira.

Confira alguns exemplos:

Estilo rústico contemporâneo na decoração
fonte: Líder Interiores
Estilo Rústico | westwing.com.br
fonte: westwing
Estilos Rústicos ! - Retrofenna Decor
fonte: Retrofenna Decor
fonte: Essência imóveis

Em breve mais sobre estilo rústico…

Estilo Industrial

Surgido em Nova Iorque quando pessoas começaram a se apossar de antigas fábricas e galpões para utilizá-las como moradia, esse estilo predominou em lofts da região e do mundo em meados do século XX. Daí então surgiram as paredes de tijolinho, canos e tubulações a mostra, muito ferro e concreto.

Hoje o estilo industrial é um dos mais utilizados. Repaginado e com elementos para os moradores exigentes do século XXI, encontramos nesses ambientes paletas de cores contrastantes entre claro e escuro, objetos de arte, iluminações suspensas, eletrodomésticos em aço inox, concreto aparente, entre outros elementos que trazem o urbano para dentro de casa.

Confira alguns exemplos:

fonte: Daico

Luminárias em cobre ou alumínio e paredes de tijolo aparente ou com revestimento de cimento queimado são a marca registrada.

Daico

fonte: Essência Imóveis
Estilo Industrial: Principais Características e 80 Fotos de Decoração
fonte: Decor Fácil
Cozinha estilo industrial: como fazer | Homepedia
fonte: Homepedia

Em relação aos objetos decorativos do estilo industrial, aqueles que fazem a linha vintage são os mais indicados, como máquinas de escrever ou de costura e eletrodomésticos antigos como as geladeiras coloridas. Para completar, também é importante apostar em acessórios modernos para fazer o contraste, como quadros abstratos ou esculturas contemporâneas que passem a ideia de serem cosmopolitas e urbanos.

Westwing

Em breve mais sobre estilo industrial…

Estilo escandinavo

Carl Larsson, um pintor que decidiu trocar a pintura o óleo pela aquarela ao conhecer seu grande amor Karin Bergöö em uma colônia de artistas escandinavos na cidade de Grez.
A casa onde ambos foram morar, chamada Lilla Hyttnäs, virou um projeto do casal de uma referência no estilo escandinavo. Um local onde as cores e objetos combinavam com os móveis de madeira, rolos de trico, tapetes amassados. Como naquela época, hoje o estilo escandinavo prega o aconchego, num ambiente que deve ser rígido ou impecável e sim confortável e leve.

Estilo Escandinavo | westwing.com.br
fonte: westwing


A mistura do moderno com o tradicional deve acontecer naturalmente, tons neutros e claros com maior peso, toque de madeira no piso ou móveis, um sofá bem confortável com uma manta gostosa sobreposta e uma boa composição de quadros.

7 Motivos Para Amar A Decoração Escandinava – A Nossa Queridinha! | Decoração  escandinava, Ideias de decoração de sala, Decoração da sala
fonte Casa Vogue
Alessandro Ramos Arquitetura – fonte:Homify

Veja mais sobre estilo Escandinavo nessa postagem: EU AMO ESTILO ESCANDINAVO

Além do visual é muito interessante pensar nos materiais que lhe atraem.

Em sua pesquisa, repare se gosta mais de móveis retos ou curvados, com mais ou menos detalhes. O estofamento mais sóbrio ou colorido. As superfícies são mais rústicas e opacas como na madeira de demolição, ou mais brilhantes como na laca? Pense também nas estampas, gosta mais das geométricas, ou das florais?

É muito importante que sua decoração incorpore sua personalidade e que você consiga se ver impressa nela, mas não esqueça do conforto e usabilidade, a estética por si só, pode ser um tiro no pé.

15 erros na decoração da sala
fonte: Incrível Club

Os estilos são muitos, mas esperamos que você consiga dar partida em sua busca pelo estilo e por que não combinação perfeita para você.

Quer saber sobre um estilo em especial? Deixe nos comentários


Indique e Ganhe!

A Rubra Imóveis está com o programa Indica Rubra. Você nos indica uma pessoa que está procurando imóvel e assim que ela fechar contrato com a gente, você leva mil reais. Isso mesmo, são R$1.000,00 por indicação efetivada.


Resumo das fontes:

http://blog.daico.com.br/estilos-de-decoracao-diferentes-para-casa-e-apartamento/ | https://meuestilodecor.com.br/sera-que-eu-tenho-estilo/?utm_medium=social&utm_source=pinterest&utm_campaign=tailwind_smartloop&utm_content=smartloop&utm_term=55620566 | https://incrivel.club/criatividade-casa/15-erros-na-decoracao-da-sala-188310/ | https://www.westwing.com.br/guiar/estilo-classico/

https://www.westwing.com.br/guiar/estilos/ | https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/5487730/conheca-9-estilos-de-decoracao-perfeitos-para-casas-e-apartamentos |


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *